IMG_1806

FacebookTwitterWhatsAppPinterest

A região da Capadócia é diferente de tudo o que você já viu. De 1800 a.C., seus descobridores usaram a rocha vulcânica para fazer escavações e hoje muitos dos hotéis são nessas cavernas. A cidade foi reconhecida como Patrimônio da Unidade pela UNESCO em 1985. Pegamos um voo de Istambul a Nevşehir a preço razoável (100 dolares ida e volta). Chegamos na cidade de Goreme (é o melhor lugar para se hospedar na região da Capadócia) à noite, fazia um friozinho e foi uma das melhores sensações da minha vida! Estava tudo muito calmo, estávamos numa parte alta, ficamos embasbacadas com as construções. O quarto era uma escavação, bem simples por dentro, mas super aconchegante. Reserve 2 dias para explorar a região. De verdade, não precisa mais do que isso. Fiquei 3 dias e no final não aguentava mais tantos símbolos fálicos e a paradeza da cidade.

  1. Passeio de balão: esse foi um dos principais motivos da minha ida à Capadócia. Vários balões levantam vôo quase ao mesmo tempo, ao amanhecer, a hora mais fresca do dia. Do alto vê-se todo o conjunto de cavernas de Goreme. Pesquise antes de ir, tem várias empresas que super lotam os balões. Os preços variam de 100 a 180 euros, mas cuidado que o mais barato pode te custar caro. Experência única e que não pode deixar de fazer por lá.
IMG_1844

Lindo casal que estava com a gente no passeio

  1. Museu ao ar livre de Goreme: reserve pelo menos 3 horas para caminhar calmamente pelas várias cavernas desse museu e tirar muitas fotos. Você pode contratar um tour (há os pacotes balão + museu) que custa cerca de 50 euros. Eu preferi alugar o áudio e acredito que valeu a pena. Para chegar ao museu, caminhe do centro da cidade por cerca de 1,5 km. É só perguntar a direção. No verão, vá cedinho para não derreter no meio do caminho. Info.: Entrada 15 TL

571

  1. Derinkuyu – a cidade subterrânea: Esse foi um dos meus lugares favoritos. Cerca de 10 mil cristãos viveram aqui entre os séculos 6 e 7 perseguidos quando os persas e os árabes queriam acabar com o Império Bizantino. Chega a 85 metros de profundidade, as passagens vão se estreitando a ponto de ter que se agachar em fila indiana. Imagine centenas de turistas tentando se organizar para passar em uma greta que não passa mais de uma pessoa por vez? Por isso recomendo que não vá sem um guia.
  • Info.: http://www.goremetours.com
  • Entrada: 15 TL
  • Para chegar lá: pegue um Dolmuş (mini ônibus) de Göreme a Nevsehir e aí para Derinkuyu por cerca de 7 TL. Chegando lá, contrate um guia por não mais de 30 TL (1 hora de tour).
  1. Caminhe pelos vales: se estiver com tempo para acrescentar mais um passeio, escolha fazer caminhada, andar de bicicleta ou de cavalo pelos vales. Fomos ao Vale do Amor (Love Valley) de carro mesmo e tiramos fotos bem legais no por do sol. Dizem que George Lucas queria filmar Guerra nas Estrelas em um desses vales, mas os produtores não aceitaram pois não queriam símbolos fálicos no filme. No Love Valley eu entendi o motivo. ;)
IMG_1917

Cenário para o Guerra nas Estrelas?? Não rolou.

Tem muito mais fotos da Capadócia na nossa galeria.


Veja outros posts sobre a Turquia: