o-COLOMBIA-FLAG-facebook

FacebookTwitterWhatsAppPinterest

Colômbia… seu próximo destino na América do Sul


Ah, Colômbia… como eu sinto sua falta!

Vivi muitas coisas na Colômbia… fui morar no país por causa do trabalho e acabei “criando raízes”. Inicialmente iria trabalhar por alguns meses e acabei ficando 2 anos. Foram muitas viagens entre Brasil – Cali – Bogotá – San Andrés – Cartagena.

San Andrés e Cartagena tem ficado cada vez mais popular entre os brasileiros e eu pessoalmente tenho recebido muitos pedidos de dicas sobre passeios, hospedagem, gastronomia e afins. Deu muita saudade desse país que adora estrangeiros (principalmente os brasileiros), que tudo é feito com “mucho gusto”, que tem muitas atrações e lugares para conhecer e que está mais seguro do que nunca!

Então vamos lá… imperdíveis na Colômbia!

1. Conhecer Cartagena

Cidade da preguica! rs… faz muito calor e a cidade é muito relax… cheia de historia, mistura do antigo com praia… combinação maravilhosa. As muralhas que foram construídas para proteger a cidade são muito bem conservadas e vc pode almoçar, jantar ou simplesmente curtir um drink nos restaurantes e bares que ficam distribuídos ao longo dela… sempre ao ar livre com vista para o mar…

cartagena1428942202

Ruas de Cartagena, dentro das muralhas

Em Cartagena, não deixar de: fazer o passeio de um dia para as Ilhas Rosario, explorar a pé a cidade muralhada, andar sobre as muralhas, se hospedar ou visitar o Hotel Santa Clara e  visitar o Castelo San Felipe. Tenho que destacar o Hotel Santa Clara… fica dentro da cidade muralhada e é um passeio obrigatório. Na primeira vez que fui a Cartagena, consegui um preço muito bom (lá geralmente é caríssimo) e fiquei maravilhada com o hotel. P.S.: o ator Benjamin Bratt estava hospedado lá tb!!! haha

Variadas 002

Dentro do Hotel Santa Clara

2. Conhecer San Andrés

San Andrés está localizada no mar do Caribe (sim, Caribe!!!) a 775 km da costa da Colômbia. É um verdadeiro paraíso de mergulho e Snorkel, não tem aglomerado de resorts (ainda bem!) e tem um mar com muitos tons de azul-caribe. É lindo, quente e barato. Precisa mais?

IMG_1148

Eu em San Andrés. A cara fechada foi acidente :D

3. Experimentar tudo da gastronomia colombiana

Isso é o que eu sinto mais falta!!! A minha lista é extensa, mas vai por mim… vale a pena experimentar tudo!

 – Arepa: é o café da manha dos colombianos… uma massa feita com milho. Quando vem nos pratos dos restaurantes, ela é bem sem graça. O lugar certo de comer são as padarias, as arepas con quesos são de-li-ci-o-sas! Enquanto os colombianos comem 1 arepa, eu comia 3, 4… morro de saudade! Ah, tem também a arepa com huevo, arepa rellena (recheada com o que vc quiser)… hummmm. A arepa de choclo é a melhor que comi. Pergunta p um colombiano onde comprar… se puder trazer p mim eu agradeço! rs :)

 – Bandeja Paisa: gordice! Prato com arroz, frijoles (feijão), chicharron (torresmo), tocineta (bacon), chorizo (lingüiça), plátano (banana), carne desmechada (carne desfiada ou moída), aguacate (abacate), morcilla (tipo um chouriço com arroz). Vem tudo separadinho, se não gostar de alguma coisa, é só deixar no cantinho.

 – Ajiaco: prato típico de bogotá. É tipo uma sopa bem consistente com batata cozida, pedaços desfiados e/ou cubos de frango, milho inteiro, etc. O toque final esta em colocar creme de leite e alcaparras no prato. Eu amooooooooo!!!!!!! Em Bogotá o restaurante Casa Vieja serve um ajiaco perfecto!

ajiaco-colombian-foods

Ajiaco

 – Platano: plátano é um tipo de banana! Nos shoppings tem quiosques especializados em preparar plátano! Aliás, tem restaurantes pela cidade de Cali especializados em plátano. Tem o verde e o maduro. Os dois são deliciosos e vc pode comer puro ou cheio de recheios. O verde vem em forma de casca, bem durinho com os “toppings” que vc escolher… e o maduro combina especialmente com queijo derretido e mel… hummm

 - Chonta Duro: é uma fruta típica colombiana vendida nas ruas. Não precisa ficar com nojo, é baratinho, na mesma hora cortam e fazem com “miel y sal”. Ou amam ou odeiam o chonta duro. Eu amo!

be3d114e95784c7ebb640e82de6a19c9

Chonta duro … é a nossa pupunha!!

 – Sancocho: É também tipo uma sopa típica de Cali (não diga que é sopa para os caleños porque eles não admitem). É mistura de batata, frango, entre outras coisas mas nem se compara ao ajiaco (minha humilde opinião). Aliás, que me perdoem os caleños mas o sancocho é bem aguado (não fale isso p eles!).

 - Cerveza Michelada: Como lá a cerveja sempre vem tíbia (morna) a solução que eu encontrei p tomar a cerveja foi tomar a michelada e acrescentar gelo! kk Explicando… é um pint de cerveja e eles espremem limão e colocam sal na borda do copo. Diliça!!!

 – Empanadas: as empanadas colombianas são muuuito boas.

 – Almojabanas e Pan de Bono: também faz parte do café da manha e lanche dos colombianos. Só um verdadeiro colombiano consegue ver tanta diferença entre os dois bolinhos, a verdade é que pra mim são praticamente iguais. A almojabana é um bolinho um pouco mais doce, mas ambos se parecem a pão de queijo.

4. Bogotá

A capital colombiana é muuuito melhor do que você pensa. Faz frio a maior parte do ano, é muito limpa, organizada e cheia de passeios, bons restaurantes e baladas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Esse guia sobre Bogotá está muito bom: http://voltandoabogota.blogspot.com.br/

5. Conhecer Andrés Carne de Res

Esse restaurante-balada (balada na Colômbia se diz “rumba”) merece destaque.

images

É um lugar muito especial! A decoração é divertidíssima, a comida maravilhosa e quando chega a hora da rumba, é uma alegria contagiante. Não tenha vergonha de subir nas mesas!! Sim, na Colômbia, mesa é feita pra você ficar em cima dela, dançando. É bem distante da capital, mas dá pra se programar, dividir táxi ou ver se consegue carona no próprio site. http://www.andrescarnederes.com/es/


Essa é minha listinha pessoal… ah que saudade da Colômbia :D