Bia na Índia

FacebookTwitterWhatsAppPinterest

Dicas e curiosidades sobre a Índia – Comunicação

Flávio e eu ainda não estivemos na Índia … por isso convidamos nossa amiga Bia, que viveu lá por alguns meses e teve uma experiência incrível. Além de dicas essenciais, ela traz uma “intimidade” com o país que só consegue quem morou no lugar.

E esse é o primeiro post dela! Ela conta como um pouco da história dela e dá dicas muito legais de como se comunicar no país.

Índia desmistificada

Fiquei muito feliz com convite em escrever sobre a Índia, de verdade!  Quero que meu depoimento seja útil para apresentar uma Índia mais real, próxima da gente, e menos “mistificada”, como muita gente imagina.

Morei na Índia em 2009, assim que me formei. Fui lá com o objetivo de ter uma vivência profissional fora do Brasil e desafiar minha visão de mundo, vivendo em uma cultura diferente da minha. Mas porque logo a Índia? E como eu fui parar lá? Sendo breve: eu estagiei em uma empresa indiana em Chennai, no sul do país (só indianos trabalhavam lá). A vaga de estágio chegou até mim através da AIESEC, uma organização internacional estudantil da qual eu fiz parte durante a faculdade (www.aiesec.org.br). Nesse período convivi um tempo com uma família indiana, que me ajudou muito no meu período de adaptação, e dividi um flat com outros estrangeiros que estavam na mesma situação que eu. Foi um período rico de aprendizado e de imersão em uma cultura totalmente diferente da minha, em que eu pude compartilhar diferentes olhares sobre a Índia.

Bom, vamos à “Incredible Índia”! 

Bia na Índia

A Índia é um país muito rico, com uma cultura milenar bem preservada e completamente diferente do ocidente. Uma experiência na Índia é uma experiência intensa para os cinco sentidos. Tudo lá é “muito”: muita cor, muito barulho, muito sabor, muito cheiro… Não pretendo aqui esgotar todas as possibilidades de apresentação do país, mas vou falar um pouco do que eu vivi.


Comunicação

1. A Índia foi colônia inglesa, por isso a maioria das pessoas falam inglês (por maioria, entenda as pessoas escolarizadas). Não é novidade que o sotaque deles é bem marcado, mas não é tão difícil de entender quanto parece.

2. Uma diferença que eu particularmente achei marcante com relação ao sotaque deles é que costumam trocar o som do “w” pelo “v” e o “v” pelo “w” (wife soa como “vife” e vote soa coma “wote”).

3. Além do inglês, muitos indianos falam 1 ou mais idiomas locais (wikipedia diz que são 22 no total). O idioma local com mais falantes é o Hindi, como muitos suspeitam, mas os outros que existem são completamente diferentes do Hindi e completamente diferentes entre si.

4. Eles misturam muito as línguas enquanto falam, começam a falar em inglês e colocam um monte de palavras em outro idioma (Tamil, Telegu, Urdu, ou qualquer outra língua que dominam), daí parece que você não entende nada do inglês que eles estão falando, mas na verdade é que eles estão misturando outra língua mesmo.

5. Bollywood, a maior indústria de cinema do mundo, faz filmes em Hindi. Em Tamil Nadu, existe uma outra indústria chamada KollyWood, uma das maiores do país,  que faz filmes em Tamil. Em outros estados existem outras indústrias de cinema que usam a língua nativa.

6. Linguagem corporal: Eles costumam balançar a cabeça de um lado para o outro quando estão conversando. Ouvir uma resposta positiva com a cabeça balançando de um lado para outro pode parecer contraditório, mas lá não é! Nesses casos, é melhor prestar atenção no olhar de quem está falando.


Quer saber tudo sobre a Índia?  Veja os outros posts que a Bia escreveu:

. Parte 2: Dicas da Índia… Alimentação e Higiene

. Parte 3: Dicas da Índia… Comportamento

. Parte 4: Dicas da Índia… Lugares para se conhecer

 


Dicas extras:

O melhor site que já vi sobre a Índia é o 360 Meridianos. Tem um guia completo sobre a Índia e quem escreveu também morou lá. ;) Para abrir o site, é só clicar no nome.

E pra saber tudo sobre o transporte na Índia, principalmente como se locomover de trem, o site mais completo é o Seat 61 (http://www.seat61.com/India.htm). Não conheço site que tenha informações tão completas e precisas… infelizmente só tem em inglês.