FacebookTwitterWhatsAppPinterest

Cheguei a trabalhar por mais de 1 ano em Cuiabá… mesmo assim, não poderia escrever tão bem quanto alguém que mora lá. Por isso convidei meu amigo Kim, que nasceu, viveu e ama a cidade.

Esse é o Kim

Esse é o Kim

Cuiabá

Cuiabá, capital do estado do Mato Grosso com população de aproximadamente 560 mil habitantes. Fundada em 1719 por bandeirantes paulistas que desbravaram o local em busca de ouro, é uma cidade provinciana em pujante ascensão.

Dentre os vários atrativos da cidade, o que mais se destaca é o povo hospitaleiro e caloroso, assim como a cidade, cuja temperatura no verão atinge 45ºC.

Pontos Turísticos

Cuiabá tem diversos atrativos por estar situada em uma região de variadas paisagens naturais, como a Chapada dos Guimarães e o Pantanal.

Centro Geodésico da América do Sul

Demarcado pela comissão Rondon, em 1909, o centro geodésico, hoje a Praça Dom Moreira Cabral, foi local de enforcamento de condenados e também um campo de touradas.

Igreja do Bom Despacho

A “Notre Dame” Cuiabana é a igreja mais bela da cidade, seu estilo gótico foi definido por um arquiteto francês que teve toda a liberdade para ousar.

Casa do Artesão

A Casa do Artesão tem uma bela amostra da cultura mato-grossense. Há um Museu do Artesanato com exposição permanente de peças caboclas e indígenas onde o turista pode comprar souvenirs.

Parque Estadual Mãe Bonifácia

77 hectares de área verde e diversas espécies da flora e vegetação típica do cerrado, com diversas pistas para caminhada.

Localizado na Avenida Miguel Sutil – Zona Oeste – a 10 minutos do Centro de Cuiabá.

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

Impressionantes paredões de arenito vermelho-alaranjado são marcas registradas da Chapada dos Guimarães. A cidadezinha a cerca de 70 km da capital oferece confortáveis pousadas, restaurantes charmosos e uma pracinha que no final de semana funciona como feirinha de artesanato durante o dia e ponto de encontro dos visitantes quando a noite cai.

bom_despacho

Igreja do Bom Despacho

casa-do-artesao_145611

Casa do Artesão

parquebonifacia

Parque Mãe Bonifácia

23-06-12_chapada-dos-guimaraes (1)

Chapada dos Guimarães

 

Restaurantes e bares que você não pode deixar de conhecer:

. Mahalo – Premiado como o melhor restaurante do centro oeste pelo guia quatro rodas. mahalocozinhacriativa.com.br

. Lelis – O melhor rodízio de peixe da cidade. www.lelispeixaria.com.br

. Komilão – Tradicional fast food da cidade. www.komilaodoboa.com.br

. Bolicho- Localizado no SESC Arsenal, meio bar, meio mercearia, sua principal característica é a variedade de produtos à disposição do freguês. Toda quinta-feira, a partir das 20h.

. Bistrô Casarão da Dega – Restaurante estruturado dentro de uma casa tipicamente cuiabana, oferece pratos requintados e ao mesmo tempo simples. Rua 24 de Outubro, 976 Goiabeiras.

 . OConell’s – Irish pub em Cuiabá, excelente ambiente, excelente música.

. Praça Popular – Point da capital onde há concentração de barzinhos, gente bonita e boa música.


Mais dicas… 

Pra quem vai com mais tempo a Cuiabá, tem que aproveitar e visitar a Chapada dos Guimarães, como o Kim recomendou. Mas também tem o Pantanal e Nobres. Pantanal todo mundo já ouviu falar e Nobres é uma versão menos turística de Bonito (Mato Grosso do Sul).

IMG_8120

Eu e Mari no Pantanal… dá pra ver o jacaré saindo da água ali atrás?